5 etapas para resolver os desafios do supervisor de produção – etapa 1

desafio supervisão

“Quando se trabalha com uma equipe de verdade, não há obstáculo que não seja superado, nem sucesso que não seja alcançado”.

Pesquisas mostram que 84% dos funcionários cumprem tarefas por coerção ou medo. É o que diz Dov Seidman, consultor que se especializou em “construir empresas com princípios”.

Setenta por cento dos funcionários da sua equipe não se sentem envolvidos com o trabalho que fazem. Pior ainda, 84% deles cumprem suas tarefas por medo ou coerção. Só 12% o fazem por motivação e apenas 4% por inspiração, o que Seidman acredita ser o único modo de gerar uma autêntica cultura de inovação.

Não há intraempreendedorismo ou inovação possíveis nos outros dois cenários (medo e coerção), segundo o especialista.

“Se tudo de que você precisa em seu negócio é produtividade, velocidade, trabalho duro e eficiência, coerção e motivação bastam; mas, se você quer resiliência, paixão, criatividade, colaboração e inovação, é crucial que as pessoas sejam inspiradas a fazer o que fazem”, explicou o especialista.

Se você está vivendo esse drama, prepare-se para exercer sua criatividade, pois, vai precisar dela!

Etapa 1 – Reconhecimento do problema

A primeira atitude de um gestor é reconhecer os principais problemas. Para facilitar faças as seguintes perguntas:

  1. Está claro para os colaboradores quais são suas próprias funções? Como você sabe?
  2. Os colaboradores conhecem o padrão de qualidade exigido pela empresa, para que possam segui-lo? No processo de formação de equipes é preciso garantir que as pessoas compreendam o objetivo para que não haja dúvidas da direção a ser seguida.
  3. Os recursos materiais e humanos necessários para a execução de um bom trabalho são suficientes? Muitas vezes as empresas investem tempo, energia e dinheiro no planejamento, da maneira adequada, mas esquecem de desenvolver uma estrutura de execução.
  4. Os colaboradores estão satisfeitos com os salários e as condições da empresa?
  5. O que você, como gestor, pode estar fazendo para contribuir para o baixo desempenho dos funcionários?

Estas questões têm que ficar claramente respondidas para o gestor, para facilitar a busca de solução de tais problemas. O ideal é que anote das observações, para não deixar nada passar despercebido e causar falhas no desenvolvimento a ser empreendido para a equipe.

Desenvolva o hábito de conversar com sua equipe de forma despretensiosa, faça e peça sugestão, observe o funcionamento e o movimento da sua equipe e seu local de trabalho. Isso ajuda a desenvolver seu raciocínio para mapear as questões acima e venha ajudar também na solução que serão implementadas.

Nesta primeira etapa o desafio é fazer o levantamento dos problemas. Na próxima etapa, começaremos a trabalhar a solução dos problemas. Não perca no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe-o!

Compartilhe esse conteúdo para seus amigos e conhecidos.