5 maneiras eficazes de se motivar no trabalho

Motivação no trabalho 2

Quer se motivar no trabalho e ter um dia melhor? Bom, isso é o que falta na vida de muitas pessoas. Eu separei pra você alguns passos para ter motivação no trabalho.

Mas, qual a importância disso? Muitas vezes temos um sentimento de desânimo com nosso dia a dia e acabamos por sentir que nossa vida profissional não está valendo a pena. Muitas vezes a verdade é que estamos insatisfeitos com o trabalho que fazemos, porém outras apenas estamos desmotivados. Um problema que acontece frequentemente é essa desmotivação interferir em nossa vida pessoal e social.

Isso acontece com muita gente! E já aconteceu comigo também.

Sobre isso… Boas novas! O motivo de sua insatisfação pode estar ligado a alguns fatores cotidianos do seu ambiente de trabalho. Sendo eles:

1. Identificação de Tarefas
2. Significado da tarefa
3. Variação de habilidades
4. Feedback
5. Autonomia

Agora irei explicar um pouco sobre cada um deles e mostrar como pode se sentir motivado a trabalhar, praticando bons hábitos:

1. Identificação de Tarefas

O que acha de chegar ao fim do dia e se perguntar “O que eu fiz o dia todo”?

Eu acho uma sensação muito ruim, e sei que é desmotivador.

É bom que você saiba exatamente o que está fazendo. A sensação de dever cumprido será clara, quando souber o que está fazendo e ver que aquilo foi concluído. Faça coisas que estão claras, ou deixe claras as coisas que está fazendo.

Uma dica:​ todos os dias escreva uma lista de “Tarefas cumpridas”. Escreva nela tudo o que conseguiu finalizar. Você se sentirá motivado vendo que fez coisas durante o dia e que estas foram finalizadas.

2. Significado da Tarefa

Você já sabe o que está fazendo, mas melhor ainda é juntar isso com o por que! Entenda o motivo de suas atividades e onde elas levaram a empresa como um todo. Saber o impacto que seu trabalho causa em clientes e na empresa é outra maneira de ter motivação no trabalho.

Se não tem um motivo para fazer o que faz, como querer continuar fazendo isso? Entenda o por que das atividades que desempenha.

3. Variação de habilidades

Tenha mais de uma maneira de concluir uma atividade. Para isso, seja criativo e desenvolva novas habilidades. É como pegar um caminho diferente de vez em quando para se chegar em casa.

Fazer sempre a mesma coisa e da mesma maneira é uma das causas de não se ter motivação no trabalho. Então, vamos diversificar! Além de tudo isso pode chamar a atenção de outras pessoas, de maneira positiva, e você pode contribuir para o desenvolvimento delas e da empresa.

4. Feedback

Saiba dar e receber feedbacks.

Quando for dar feedback a alguém, entenda que deve ser assertivo, porém não pode ser de forma grosseira. Mostre como se faz, ao invés de apontar o dedo e apenas criticar.

Quando receber feedbacks, entenda sempre como possibilidade de evolução.

Caso não receba feedbacks no seu trabalho: converse com seus companheiros de trabalho ou supervisores e peça uma opinião sobre o trabalho que está desempenhando. Pode fazer isso em uma conversa formal ou informal. Assim receberá, geralmente, um feedback de maneira leve.

5. Autonomia

É bom que tenha uma certa autonomia em seu trabalho! Não estou falando de anarquia e que cada um faz o que quer e como quer. Contudo, ter a liberdade de escolher, em certos momentos, como fazer certa atividade pode ser bastante motivador!

Converse com seu empregador sobre a possibilidade de escolhas, mesmo que tenha de pedir uma autorização antes. Discussões construtivas sobre o trabalho acrescentam tanto para você, motivando-o, quanto para a empresa, em questão de desenvolvimento.

Conclusão

As 5 questões mencionadas acima são algumas das quais influenciam em você ter ou não motivação no trabalho. Não precisa conseguir seguir todos os aspectos mencionados, pois muitas vezes temos algumas limitações. Contudo, tente aplicar ao menos uma das dicas mencionadas e veja se em uma semana houve diferença.

Qual desses passos você gostou mais? Comente abaixo!

Artigo Original: 5 maneiras eficazes de se motivar no trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe-o!

Compartilhe esse conteúdo para seus amigos e conhecidos.