Solda tig

solda tigigigi

A soldagem é utilizada em uma infinidade de produtos diferentes e, por isso, a grande maioria das indústrias utiliza a técnica em algum ponto de sua linha de produção ou manutenção.

Diante da gama de tipos de solda, faz-se necessário que o método correto seja aplicado de acordo com as características do produto ou serviço.

O que é a Solda TIG

Para entender como funciona esse tipo de solda, primeiramente é preciso conhecer o significado da sigla TIG: Tungsten Inert Gas (em português, Tungstênio Gás Inerte). Esse método de soldagem é realizado a arco elétrico, um curto-circuito controlado. Os eletrodos utilizados no processo são feitos de Tungstênio, elemento robusto que possui o mais alto ponto de fusão entre os metais. Por esse motivo, o eletrodo não é consumido na soldagem.

Para garantir que não haja reações químicas indesejadas (como oxidação, por exemplo) durante o processo, é necessário que a solda seja feita com a presença de um gás inerte. Esse tipo de gás é justamente aquele que não reage quimicamente com outros elementos em condições normais de temperatura e pressão. No caso da solda TIG, é utilizado o gás Argônio, que tem características técnicas ideais e é economicamente viável.

Os equipamentos utilizados na Solda TIG são definidos conforme o material a ser soldado. No caso de alumínio e magnésio deve ser uma máquina de solda com corrente alternada (AC) e os outros metais uma máquina de solda com corrente contínua (DC). Pode-se, então, ser um inversor de solda ou uma máquina de solda convencional, utilizando uma tocha de soldagem (com eletrodo de Tungstênio) e o gás de proteção. Um metal de adição pode ser utilizado, mas isso é definido dependendo da necessidade.

Vantagens

A Solda TIG é um processo refinado, que oferece acabamento superficial superior, e não é necessário realizar a remoção de escória após o procedimento. Esse método também não produz respingos e possui excelentes características mecânicas.

Esse tipo de solda é compatível com uma enorme gama de materiais, assim, pode ser utilizado em diferentes indústrias. É possível obter excelentes resultados em soldas realizadas sem adição de material.

Esse modelo também pode ser automatizado, dependendo da necessidade de produção.

Desvantagens

Todo método de trabalho oferece desvantagens e com a Solda TIG não é diferente. Ela pode ser realizada apenas em ambiente controlado (coberto) e caso sofra influência de uma corrente de ar, por exemplo, a proteção do gás inerte é comprometida.

Por causa do refinamento do processo, esse é um método que exige que o soldador tenha qualificação e grande destreza para o trabalho, o que também faz com que o processo seja mais lento em comparação com outros tipos de solda.

Esse tipo de solda não é o ideal para chapas de grande espessura e pode produzir quantidade considerável de fumos.

Aplicações

Diante da enorme quantidade de materiais que podem ser trabalhados com a Solda TIG, existe uma infinidade de aplicações possíveis com o método. Podemos destacar alguns:

  • A técnica é largamente utilizada na indústria aeroespacial, em função da qualidade do processo e das ótimas propriedades mecânicas da solda.
  • A indústria nuclear também utiliza bastante a Solda TIG, por sua precisão e pela segurança do resultado.
  • Soldagem de chapas pouco espessas e tubulações, por exemplo os gasodutos.
  • A Solda TIG pode ser utilizada na fabricação de equipamentos para a indústria de alimentos, farmacêutica e cordão de raiz, dentre outras aplicações.

Para definir o tipo de solda a ser utilizado é importante conhecer as necessidades de seu produto e também os diferentes métodos. Só assim é possível obter o melhor resultado possível e agregar mais valor ao trabalho.

Entendeu o que é a Solda TIG e suas aplicações? Caso ainda haja alguma dúvida, deixe-a nos comentários. Será um prazer solucioná-la!

Assista ainda Vídeo Curso de Solda TIG Grátis  e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe-o!

Compartilhe esse conteúdo para seus amigos e conhecidos.